A possível vinda da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) deve ser uma pauta permanente de todos os gaúchos. Sabendo da importância da articulação política - que cada vez ganha mais força neste momento - e para reforçar que Santa Maria é a cidade mais preparada para receber o complexo militar, que, somente na construção, receberá investimento de R$ 1,2 bilhão, o deputado estadual Beto Fantinel (MDB) esteve, na segunda-feira, em Brasília. O parlamentar se reuniu com o deputado federal Osmar Terra (MDB) e com o ministro da Defesa, o general Walter Souza Braga Netto.
20 de setembro promove reflexão e reconhecimento ao protagonismo feminino gaúcho
A poucas semanas da definição do Exército Brasileiro (EB) de qual município vai sediar a nova ESA - Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) também estão na disputa -, e já com o conhecimento técnico sobre as três cidades, os generais que compõem a Reunião do Alto Comando do Exército vão deliberar, em outubro, qual delas vai receber a escola.
De acordo com o deputado, o ministro indicou que a decisão final será levada ao conhecimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Dos três estados que estão na disputa, o governador mais alinhado ao bolsonarismo é Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. Braga Netto destacou, inclusive, que, por diversas vezes, o paranaense foi a Brasília para tratar do tema pessoalmente.
Vacina da Pfizer contra Covid-19 protege crianças de 5 a 11 anos
Até aqui, muito se falou que a decisão sobre a nova ESA seria técnica - e não política -, o que colocaria Santa Maria em vantagem absoluta, na percepção dos próprios generais do Exército ouvidos ao longo deste mais de um ano e meio de tratativas. Mas, ao que tudo indica, o presidente também terá voz - e peso - nessa decisão.
SANTA MARIA
Na quinta e sexta-feira, o ministro Braga Netto deve estar em Santa Maria para tratar de pautas internas dos militares.